Porto Alegre (Poa) é a capital do estado de Rio Grande do Sul, no sul do Brasil e ponto de encontro de distintos sistemas naturais que imprimem uma geografia diversificada à cidade. A terra dos Gaúchos, do churrasco e um importante porto aluvial, bem como uma das principais cidades industriais e comerciais do país. Produtos da rica agricultura e pecuária, tais como grãos de soja, couro, enlatados, carnes e arroz, são exportados para diversos países.
Porto Alegre tem uma grande pluralidade cultural e a vocação para a diversidade se reflete em uma rica gastronomia, nas diversas opções de vida noturna, atrações culturais e lazer. Este mosaico, somado aos cenários e o clima distintos das demais regiões do Brasil, faz da capital dos gaúchos um destino que cativa aqueles que descobrem seus encantos.
Por aqui a carne é consagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A culinária de Porto Alegre é múltipla, criativa e repleta de influências. Além do churrasco, do famoso “xis salada” (a versão local do hambúrguer) e das sobremesas típicas da mesa gaúcha, como sagu e o arroz doce, você encontra excelentes opções de bistrôs, cafés, cozinhas vegetariana e culinária contemporânea. Além disso, esta é considerada a capital das micro cervejarias artesanais do Brasil, com cerca de 25 estabelecimentos, o que confere mais um atrativo turístico e gastronômico à Capital.
Uma boa maneira de começar a descobrir Porto Alegre é pelo Centro Histórico, onde a história e a cultura formam um museu a céu aberto. Mais de 80% do patrimônio arquitetônico da Capital está nesta região. São museus, teatros, centros culturais, bibliotecas, igrejas, praças e monumentos.
Outro ponto é a orla do guaíba de 72 quilômetros, recortada pelas águas do Guaíba, é um dos grandes atrativos de Porto Alegre. Além da paisagem incrível, a orla é um movimentadíssimo local de lazer e de atividades esportivas, facilitadas pelos espaços e pela infraestrutura instalada, como o trecho revitalizado no Parque da Orla Moacyr Scliar, o Parque do Pontal, o Parque Marinha do Brasil, o Atracadouro Público da Usina do Gasômetro e a Fundação Iberê Camargo.
Porto Alegre espera por você!
O mais famoso monumento de Porto Alegre, a estátua do laçador representa o gaúcho tradicionalmente pilchado (em trajes típicos). Criada pelo artista Antônio Caringi, a estátua foi originalmente feita em gesso e depois reproduzida em bronze, tendo como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes. Em 2007, devido à construção do viaduto Leonel Brizola, foi transferido de seu antigo local, a Praça do Bombeador, para o Sítio do Laçador, localizado no principal acesso à cidade, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com 4,45 metros de altura e 3,8 toneladas, o monumento é considerado um símbolo porto-alegrense e rio-grandense.
Endereço: Av. dos Estados, s/nº – em frente ao antigo aeroporto – São João
A Casa de Cultura Mario Quintana está instalada no prédio do antigo Hotel Majestic, que começou a ser construído em 1916. De 1968 a 1982, o hotel foi lar do poeta Mario Quintana, nascido na cidade gaúcha de Alegrete, mas que adotou Porto Alegre como sua cidade de coração. O escritor viveu, durante 14 anos, no apartamento 217. Pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul, o prédio hoje acomoda uma ampla variedade de espaços culturais, como a Biblioteca Lucília Minssen, parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, os acervos Elis Regina e Mario Quintana, a Discoteca Pública Natho Henn, as galerias Xico Stockinger e Sotéro Cosme, os teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, três salas de cinema, cafés, bombonière e livraria, além de inúmeras salas com destinações específicas ou de uso múltiplo.
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Telefone: (51) 3221.7147
Mais informações no site: www.ccmq.com.br
Fruto de um projeto que buscava privilegiar a cultura e a memória gaúchas, o Memorial do Rio Grande do Sul foi criado através de um convênio entre os governos federal e estadual, em setembro de 1996. Instalado no antigo prédio dos Correios e Telégrafos, de 1913, o centro histórico guarda uma rica coleção de objetos, mapas, gravuras, fotos, livros e depoimentos importantes sobre os fatos mais marcantes ocorridos no estado, além de abrigar um Museu Postal e uma Agência Filatélica. O riquíssimo acervo está exposto através de uma concepção museográfica moderna aliada a novas tecnologias, permitindo a integração com o público e o fácil entendimento dos conteúdos.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.020 – Centro Histórico
Telefone: (51) 3224.7210
Mais informações no site: www.memorial.rs.gov.br
O Santander Cultural foi criado com o objetivo de projetar a cultura a partir do Rio Grande do Sul e ampliar o acesso dos diversos segmentos do público à produção cultural contemporânea nacional e internacional. Um pólo de intercâmbio com outras instituições, promove a integração da região ao circuito global das artes.O prédio histórico, localizado no coração da capital gaúcha, tem uma intensa agenda. São sessões de cinema diárias, shows semanais, exposições de artes visuais durante todo o ano e ciclos de oficinas permanentes.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.028 – Centro Histórico
Telefone: (51) 3287.5500
Mais informações no site: www.santandercultural.com.br
A exposição permanente do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) conta com inúmeros experimentos interativos e áreas temáticas, que se estendem por três pavimentos e dois mezaninos, em uma área total de 12.500 m2, oferecendo aos visitantes uma maneira inusitada e estimulante de conhecer os fenômenos naturais e as relações do homem com o mundo. O objetivo principal é despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas ciências.
O MCT-PUCRS possui diversos setores com coleções científicas e laboratórios associados. Nesses laboratórios, são realizados os trabalhos de manutenção e intercâmbio das coleções, bem como pesquisa científica sobre o acervo. Muitos estudantes de graduação e, especialmente, de pós-graduação desenvolvem seus trabalhos de tese nesses setores, divididos em Arqueologia, Paleontologia, Peixes, Aves, Anfíbios e Répteis, Crustáceos, Moluscos, Insetos, Aranhas e Miriápodos e Herbário.
Endereço: Av. Ipiranga, 6681 – Partenon
Telefone: (51) 3320.3521
Mais informações no site: www.pucrs.br/mct
O Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como um bem cultural, passou por um processo de restauração entre 1990 e 1997, agregando mais qualidade à sua estrutura e recuperando a concepção arquitetônica original. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado atua como espaço para atividades comunitárias e culturais, como shows, exposições artísticas, desfiles e saraus. Possui estabelecimentos como: açougues, peixarias e frutos do mar, restaurantes, lancherias, pastelaria, padarias, fruteiras, verduras e legumes, alimentos para animais, sementes, mudas de plantas, artesanato regional, bomboniére, serviço de cópias, lotéricas, bancas de revistas e jornais, flora e artigos para umbanda, peixes ornamentais e produtos para aquários, cafeteria, barbearia e livraria.
Localização: No Centro de Porto Alegre, entre as avenidas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, Largo Glênio Peres e Praça Pereira Parobé
Telefones: (51) 3289.1756 / 3289.1744
Mais informações no site: www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico
A praça tem sua origem do século XVIII, e possui diversos monumentos e esculturas em seus recantos. Dentre eles, os mais importantes são o Monumento ao Barão do Rio Branco, o Monumento ao General Osório, as hermas dedicadas a Antônio Carlos Lopes, Caldas Júnior, Leonardo Truda e ao Barão de Santo Ângelo e as esculturas dos poetas Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade, de autoria dos artistas Xico Stockinger e Eloísa Tregnago.
Desde 1955, a praça sedia a tradicional Feira do Livro, a maior feira a céu aberto da América Latina, organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), que atrai milhares de visitantes em busca dos lançamentos literários nacionais e internacionais ou das muitas ofertas de livros usados a baixíssimo custo.
Endereço: Rua dos Andradas, s/nº – Centro Histórico
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.
Criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do pintor gaúcho, um dos mais importantes artistas plásticos do século XX, a Fundação Iberê Camargo inseriu Porto Alegre no mapa mundial das artes visuais. A Fundação sedia exposições e organizadas mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê Camargo e questões ligadas à arte contemporânea. A ideia é disseminar não apenas o legado artístico e intelectual de Iberê, mas promover uma reflexão sistemática sobre a contemporaneidade e o fazer artístico.
Endereço: Av. Padre Cacique, 2000
Fone: +55 51 32478000
Mais informações no site: www.iberecamargo.org.br
Localizada na Praça da Matriz, a Catedral Metropolitana foi projetada em 1921 pelo arquiteto João Batista Giovenale, então professor da Academia de Belas Artes – São Lucas – de Roma, e membro da Comissão de Arte Sacra da Basílica de São Pedro. O arquiteto era notável por trabalhos executados na Itália, como a cripta da Igreja de Santa Cecília e o novo Museu Petriano, além de outras obras de restauração de templos romanos.
Chamam a atenção as oito gigantescas cabeças de índios incrustadas nos muros das paredes, que relembram uma página viva da antiga história riograndense, onde se confundem os índios Minuanos, Tapes, Charruas, Guaranis e Kaigangs – estes últimos, moradores do local onde depois surgiu a cidade de Porto Alegre.
Endereço: Rua Duque de Caxias, 1.047 – Centro Histórico
Telefone: (51) 3228.6001
Mais informações no site: www.catedralmetropolitana.org.br
O Cais é uma seção do porto fluvial de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cujas características especiais o fizeram ser protegido pelos Patrimônios Históricos Nacional e Municipal.
A importância histórica do Cais Mauá reside no fato de sua construção resultar de um grande esforço conjunto entre o governo e a sociedade gaúcha, que se empenhavam, no início do século XX, para modernizar a capital e incrementar a economia. O projeto do Cais foi inovador nos aspectos de higiene, funcionalidade e estética.
O pórtico central e os armazéns A e B foram foram tombados pelo IPHAN em 1983, e a proteção foi reforçada pelo tombamento municipal do restante do conjunto em 1996, incluindo as gruas para movimentação de carga, que correm em trilhos metálicos na base da estrutura do telhado, os enormes guindastes ao longo do cais, e o pavimento de granito.
Endereço: Av. Mauá, 1050 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-110
Projeto composto pela Revitalização da Usina do Gasômetro, Terminal Turístico para Barcos de Passeio, Restaurante flutuante que tem vista 360º, Bares, Parque Infantil, Academias ao ar livre, Quadras Esportivas, Passeio Público com Arquibancadas para contemplação do pôr-do-sol, Ciclovia, Deques de madeira com bancos, Jardins Aquáticos, Postes com iluminação de LED e Pista de Caminhadas.
A cada edição o Fórum Mineração de Agregados traz o que há de mais novo para a capacitação profissional dos participantes.
Na próxima edição, serão mais de 20 palestrantes que vão trazer o que há de mais novo em Mineração de Agregados no Brasil e no mundo.
A Feira expõe o que há de mais moderno em tecnologia para Mineração de Agregados.
Neste evento, que transcorre em conjunto com o Fórum Mineração de Agregados, você encontrará os principais expositores do Brasil do segmento.
Nossos eventos fornecem uma ampla oportunidade de fechar novos negócios e conquistar novos clientes.
Além disso, nossos expositores são muito mais vistos e lembrados pelo mercado da mineração de agregados.
A parceria das Empresas com as Universidades vai engrandecer ainda mais este Terceiro Fórum de Mineração. Esta aproximação público-privada promove um marco inovador para o avanço nas relações deste importante setor mineral do país e do mundo com a academia.
- Marco Antonio Fontoura Hansen - Presidente do Conselho de Reitores da União Parlamentar do Mercosul
O terceiro Fórum e Feira de Mineração de Agregados traz uma inovação importante na sua concepção e organização, que é a ampla integração do setor empresarial com o setor acadêmico. Nesse formato ganham as empresas com os novos conhecimentos gerados na pesquisa de ponta, ganham os estudantes na convivência com profissionais experientes, ganham as universidades com a percepção atual e concreta da qualificação profissional exigida pelo setor e, por consequência, ganha a sociedade.
- Dr. Antonio Pedro Viero - Professor titular do Departamento de Mineralogia e Petrologia - IGeo/UFRGS